sexta-feira, 28 de março de 2014

12º ENCONTRO SOBRE PODER ESCOLAR



“Na Escola nem tudo pode ser feito, mas, o que pode ser feito, o faremos; temos um PODER que precisa ser exercido.”
Prof. Mario Sergio Cortella

A frase proferida pelo professor Mario Sergio Cortella no 10º ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR vem como tema inspirador para o 12º Encontro.

A comissão de planejamento do projeto é formada, desde o primeiro encontro em 2001, por sete instituições: a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Católica de Pelotas, a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, o Instituto Federal Sul Rio-Grandense, o Conselho Municipal de Educação de Pelotas e o 24º Núcleo do CPERS-Sindicato. Esse caráter de organização coletiva revela um processo de colaboração que garante a sua realização com reconhecido sucesso.

Os Encontros sobre o Poder Escolar têm como público alvo os profissionais da educação básica que atuam, principalmente, em Pelotas e na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Seus principais focos consistem na formação continuada de professores dos professores da educação básica, com o objetivo de valorizar os profissionais do Ensino, contribuir para a sua formação e, consequentemente, para a qualificação do trabalho docente e cooperar para que a escola possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade.

O projeto reúne dois aspectos importantes da formação do docente:
1.       A discussão, para aperfeiçoamento, das experiências e projetos pedagógicos de professores assim como projetos de gestão da educação. Para isso os professores da educação se inscrevem e apresentam suas experiências e projetos de prática pedagógica e/ou gestão para serem discutidas e redimensionadas com a contribuição de debatedores e colegas.
2.       A possibilidade de tomar contato e dialogar com o conhecimento produzido por estudiosos e pesquisadores de âmbito nacional e internacional nas conferências e palestras do Encontro.

INSCRIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS (Profissionais da educação):
·         01/04 a 30/04/2014

DIVULGAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS:
·         30/05/2014

INSCRIÇÕES DOS AUTORES DAS EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS:
·         06/06 a 13/06/2014

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO DOS APRESENTADORES DE EXPERIÊNCIAS:
·         20/06/2014

INSCRIÇÕES DE PARTICIPANTES:
·         01/07 (a partir das 8h) a 04/07/2014 (Ou até se esgotarem as vagas)

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES:
·         12/07/2014


 INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.ufpel.edu.br/fae/poderescolar

quinta-feira, 27 de março de 2014

JERGS 2014

Se liga!


Se liga!
As inscrições para os JERGS 2014 fase municipal estarão abertas a partir do dia 28/03 (sexta-feira) e irão até 07/04 (segunda-feira) até as 23h59min.


As fichas de inscrições, disponibilizadas para as escolas da 5ª CRE via e-mail, devem ser preenchidas e enviadas para o e-mail jergs05cre@seduc.rs.gov.br.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Transição agroecológica dá seus primeiros frutos



A transição agroecológica nas escolas técnicas agrícolas, implantada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está dando seus primeiros frutos. A Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, de Osório, e a Escola Técnica Estadual de Canguçu, são dois exemplos do trabalho já realizado. As mudanças vão de alterações nos currículos à difusão da agricultura ecológica, através da extensão junto a pequenos agricultores.
O vice-diretor de cursos técnicos da escola Ildefonso Simões Lopes, Carlos Fontoura, explica que a instituição está localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e desenvolve atividades de extensão rural com os pequenos agricultores que vivem na área. Este trabalho será estendido para as escolas do campo. Fontoura diz que o currículo motiva os alunos a realizarem pesquisas. “Atualmente temos oito projetos de pesquisa em andamento. A agroecologia é uma ciência, que tem mais tecnologia do que a agricultura tradicional”. A escola produz hortaliças, plantas medicinais e agro florestas.
A Escola Técnica de Canguçu já utiliza a agroecologia há 12 anos e tem a disciplina em seu currículo. O diretor da instituição, Antônio Maia, conta que a iniciativa da Seduc de fomentar a agroecologia veio potencializar o trabalho realizado. A escola utiliza uma propriedade (cedida) para as praticas dos alunos, onde são plantados 18 hectares de soja. Em 2014, entre três e cinco hectares serão de soja não transgênica.  
Os recursos repassados pela Seduc viabilizaram a implantação de uma biofábrica, que permitirá a produção de ração orgânica, ultimo passo para a criação de aves de maneira totalmente ecológica. A produção de suínos que tem a sua etapa final realizada em confinamento passará a ser toda ao ar livre. Maia diz que: “Assim os animais sofrem menos stress e não há comprometimento da produtividade. Estamos fazendo a transição de maneira muito segura”, conclui o diretor.
O processo de transição
O processo de transição para a agroecologia nas 27 escolas técnicas rurais do Estado começou em 2013. Cada escola recebeu da Seduc R$ 44 mil para iniciar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e os professores tem passado por formação continuada. Este processo contou, inclusive, com depoimentos de agricultores que já adotaram a agroecologia em suas propriedades.
A iniciativa busca transformar as escolas técnicas rurais em unidades didáticas agroecológicas e estimular os estudantes a realizarem estágios em propriedades familiares e em escolas do campo. Assim, é incentivada a permanência dos jovens no meio rural e a sucessão familiar nas pequenas propriedades. A concepção pedagógica está baseada na politecnia, no trabalho como Princípio educativo, na Pesquisa, na unidade entre Teoria e Prática e na Interdisciplinaridade. O currículo é integrado entre o Ensino Médio e a Educação Profissional.

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=13536

Aula Inaugural em Herval

Nesta segunda-feira (24) ocorreu no distrito de Basílio, na cidade de Herval, a aula inaugural que marca o início do funcionamento do Ensino Médio na E. E. E. M. Corintho Ávila Escobar.

A escola conta com o total de 45 estudantes, sendo 24 no primeiro ano do ensino médio, 8 no segundo e 13 no terceiro, e ainda aguarda mais 19 estudantes residentes do município de Piratini que esperam pela disponibilização de transporte escolar.


ENCCEJA - 2014

ENCCEJA – 2014
DATA DAS PROVAS: 1º DE JULHO


MUNICÍPIO
LOCAL/ESCOLAS
PELOTAS
COL. EST. DOM JOÃO BRAGA
PELOTAS
I. E. DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL
CANGUÇU
E. E. E. M. JOÃO DE DEUS NUNES
CAPÃO DO LEÃO
E. E. E. M. CASTELO BRANCO
JAGUARÃO
COL. EST. CARLOS ALBERTO RIBAS
PINHEIRO MACHADO
COL. EST. GEN. HIPÓLITO RIBEIRO
SÃO LOURENÇO
E.E.E.M. Pe. JOSÉ HERBEST

terça-feira, 25 de março de 2014

5ª CRE participa do Seminário Internacional sobre Escolas de Tempo Integral

Nesta segunda-feira (24) a equipe da 5ª CRE e representantes de escolas da região participaram do Seminário Internacional sobre Escolas de Tempo Integral na assembleia Legislativa de Porto Alegre. O evento contou com a presença de autoridades da área da educação do Estado, do Brasil e de países como Uruguai e Portugal.

O seminário vem com o intuito de mostrar as vantagens da ampliação do tempo de permanência da criança na escola com atividades pedagógicas, esportivas e culturais, assim atuando diretamente na melhoria do seu desenvolvimento e aprendizagem. Além disso, o seminário comemora a vigência da Lei Estadual n.º 14.461/2014, de autoria da Deputada Juliana Brizola, a qual regulamenta as Escolas de Tempo Integral no Rio Grande do Sul e debate propostas para sua implementação.  


A discussão vem com grande importância para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação devido à implantação da Escola de Tempo Integral na E.E.E. Fund. Darcy Peixoto da Silveira em Cristal e à discussão pedagógica visando a reestruturação da Escola Cândida Silveira Haubmann em Arroio Grande.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cerimônia oficial de lançamento das Escolas de Tempo Integral.



Nesta sexta-feira (21) ocorreu, em Porto Alegre, a cerimônia oficial de lançamento das Escolas de Tempo Integral da rede Estadual. No total, serão 51 escolas no Rio Grande do Sul em 2014. Na região de abrangência da 5ª CRE, a E.E.E. Fund. Darcy Peixoto da Silveira em Cristal está em processo de implantação do Escola de Tempo Integral e a E.E.E. Fund. Cândida Silveira Haubmann, em Arroio Grande, retomou a discussão pedagógica visando a reestruturação.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

As inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro, começam nesta segunda-feira (17). O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados. Podem participar jovens de 16 a 22 anos, matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. As inscrições estarão abertas até 23 de maio.
Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto a uma proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico. Em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que fará a seleção dos projetos que representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional. O Estado tem direito a cinco Deputados Jovens, de um total de 78.
Os interessados podem obter mais informações e orientações sobre a elaboração dos projetos no site da Câmara dos Deputados: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem ou na fanpage do programa http://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados.

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=13477

sexta-feira, 14 de março de 2014

Reunião entre 5ª CRE e Comunidade Escolar em Herval

Nessa quinta-feira (13) ocorreu, em Herval-RS, uma reunião com a comunidade escolar da E.E.E.M Corintho de Ávila Escobar, contando com a presença do Coordenador Círio Almeida, equipe da 5ª CRE, Secretário Municipal de Educação Prof. Mogar Damasceno Miranda e outras autoridades locais.


Na ocasião foi organizado os Recursos Humanos da escola e dadas orientações Pedagógicas bem como instruções para o inicio do processo de matriculas. O inicio das aulas para o Ensino Médio está previsto para o dia 24 de março.



Comunidade surda é recebida na 5ª CRE

Nessa quinta-feira (13) a presidente da ASP (associação de Surdos de Pelotas) Aline Kaster e representantes da comunidade surda foram recebidos na 5ª CRE pelo Coordenador, Círio Almeida e equipe da Coordenadoria, a fim de tratar sobre a contratação de intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Foram informados de que o profissional já foi contratado, e se apresentará na escola até segunda-feira, assim como das dificuldades enfrentadas desde 2013 para a efetivação do contrato, em razão da não disponibilidade dos profissionais.


O Coordenador reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com a comunidade surda e destaca como avanço a criação do cargo de Agente Educacional II – Tradutor e Intérprete de Libras, publicada no Diário Oficial de 15 de janeiro - lei 14.448, bem como o curso de formação de Tradutor/Intérprete de LIBRAS que está sendo proporcionado pela SEDUC, no qual temos representante da 5ª região.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Reunião de Abertura dos JERGS 2014

Nesta quarta-feira (12) ocorreu no auditório da Agência da Lagoa Mirim em Pelotas a reunião de abertura dos JERGS 2014. A reunião contou com representantes dos municípios da região de abrangência da 5ª CRE e com a equipe do JERGS/ Esporte Educacional da Coordenadoria. Na reunião foram destacados alguns aspectos importantes dos JERGS, como as novas modalidades (tênis de mesa, lançamento de dardo e lançamento de disco), a importância do caráter pedagógico dos jogos, as datas, entre outros.




Reunião entre 5ª CRE e Comunidade Escolar em Herval

Atendendo às demandas da comunidade, estará ocorrendo nesta quinta-feira (13) uma reunião entre a 5ª CRE, representada pelo Coordenador Regional, professor Círio Almeida e pela Diretora do Departamento Pedagógico, professora Gisane Campos, e a direção e a comunidade escolar da E.E.E.M Corintho Ávila Escobar, no distrito de Basílio a 49,9 km do município de Herval- RS. A reunião tem como objetivo dar inicio ao processo de matriculas do ensino médio na escola que, atualmente, atende a cerca de 130 alunos do ensino fundamental.

terça-feira, 11 de março de 2014

Formação da Lousa Digital

Na sexta-feira (7) ocorreu a formação da lousa digital na EEEB Osmar da Rocha Grafulha- CIEP em Pelotas. Na formação foram passadas orientações sobre a instalação da lousa digital nas escolas e discutidas possíveis atividades com a utilização da mesma.


Oitenta escolas da 5ª CRE receberam a lousa digital e contarão com formações previstas para o primeiro semestre de 2014.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA 2014

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou no dia 5 de março de 2014 o Edital Nº4, de 28 de Fevereiro de 2014 o qual tornam públicas as informações sobre o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2014.
As inscrições serão realizadas a partir das 10h00min do dia 17/03/2014 até às 23h59min do dia 31/03/2014 horário oficial de Brasília, no endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/

As provas serão realizadas no dia 01 de junho de 2014, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação.

Para as inscrições no ENCCEJA 2014, o participante deverá, na data de realização da prova, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos e não ter concluído o Ensino Fundamental. Vale ressaltar também que a emancipação não confere suprimento de idade para a inscrição do participante no ENCCEJA 2014.

Sobre os critérios de avaliação, destaca-se:

·         Que o participante será habilitado se atingir no mínimo 100 (cem) pontos em cada uma das áreas do conhecimento do ENCCEJA, assim sendo considerado que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.  
·         A nota de redação será dada numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que o participante será considerado habilitado quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Antes de efetuar sua inscrição, o participante deverá ler o Edital, seus anexos e atos normativos nele mencionados para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no ENCCEJA 2014 e de que aceita as condições nele estabelecidas.

Resultado do processo de Seleção de Coordenador Estadual e Tutores Estaduais para a Ação Escola da Terra

O Secretário de Estado da Educação tornou público o resultado do processo seletivo de Coordenador Estadual e Tutores Estaduais para a Ação Escola da Terra/RS.

Coordenador(a) Estadual (uma vaga)

Inscrito(s)/Classificação

1.       Carine Marques Charão – Inscrição Indeferida

Fundamento: descumprimento do Edital n.º 01/2014 Item 2, subitem 2.1.1 – Não estar em docência e possuir disponibilidade de 20 horas/semanais/diurnas para desempenhar atribuições de caráter pedagógico, administrativo e logístico; tendo disponibilidade para realizar atividades periódicas na sede da SEDUC/RS, em Porto Alegre, conforme cronograma a ser estabelecido pela Secretaria, e acompanhar as atividades relativas à formação em suas diferentes etapas, nas Coordenadorias Regionais de Educação, nas respectivas escolas e na UFRGS.

Tutor(a) Estadual
Inscrito(s)/Classificação
5ª Coordenadoria Regional de Educação (03 vagas )

1.       Gisiane Vieira Añaña - inscrição deferida/ 1ª classificada/ 77pontos
2.       Paulo Sérgio de Assis Moreira – inscrição deferida/ 2º classificado/ 49 pontos
3.       Alexandra Machado Rodeghiero – inscrição  deferida/ 3ª classificada/41 pontos
4.       Cristina Scaglioni Peres – inscrição deferida/ 4ª classificada/ 35 pontos
5.       Cátia Fabiana Duarte Tavares – Incrição Inferedida

Fundamento: não atendendo ao item 2.2.1, dos Critérios Básicos para Seleção, o qual estabelece que o inscrito deve “Ser necessariamente servidor público do quadro do magistério estadual, atuando em Estabelecimento de Ensino ou na Coordenadoria Regional de Educação”

Conforme disposto no Edital n.º 01/2014, o período para interposição de recursos é de 10 a 14 de março e a homologação do resultado final ocorrerá na data de 19 de março de 2014.