segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Simulado oficial do Enem é adiado para o dia 3 de setembro

Os estudantes que ainda não aproveitaram a oportunidade de testar os seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão mais duas chances: a terceira etapa do simulado oficial gratuito promovido pelo Ministério da Educação (MEC), previsto inicialmente para ser liberado neste sábado, dia 13 de agosto, foi alterada para o dia 3 de setembro.  Já a quarta e última etapa estará disponível a partir de 9 de outubro. Até agora, mais de 1 milhão de avaliações já foram realizadas por alunos de todos os estados brasileiros.

A prova permite que estudantes façam uma autoavaliação, treinem e ganhem ritmo para o exame oficial. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nas avaliações anteriores, 25% das questões inéditas e 75% tratavam-se de questões históricas do Enem. Outro atrativo desta nova edição do simulado será a possibilidade de visualizar um ranking que mostra o posicionamento da nota do aluno frente aos outros candidatos que escolheram o mesmo curso. A funcionalidade está disponível para todos os estudantes que realizarem a avaliação pelo aplicativo Android.

Os simulados permitem ainda que professores e gestores tenham acesso a um perfil detalhado do nível escolar de seus alunos. Isso porque as escolas e secretarias de educação recebem relatórios de desempenho dos estudantes que fizeram os simulados, permitindo a elaboração de aulas com enfoque nos resultados obtidos. Os dados completos com o balanço do segundo simulado e os relatórios individuais para escolas podem ser conferidos no infográfico interativo disponível em http://horadoenem.geekiegames.geekie.com.br/simulados2/