As inscrições para o processo seletivo simplificado para atuar na função de coordenador estadual e de tutores do Programa Escola da Terra foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro. Serão selecionados um coordenador estadual e cinco tutores (um para a abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE -, Estrela; um para a 28ª CRE, de Gravataí; e três para atuação na 5ª CRE - Pelotas).
Os servidores interessados podem ser efetivos ou temporários e devem ter carga horária para desempenhar atribuições de caráter pedagógico, administrativo e logístico. A extensão do prazo de inscrições está publicada no Edital 2/2014 publicado nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Estado. Para a função de coordenador, a inscrição é feita na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Alegre. Para a função de tutor, nas sedes das respectivas CREs (leia abaixo).
Os selecionados receberão bolsa de estudo e pesquisa. Para o Coordenador Estadual, o valor é de R$ 1,1 mil. Para tutores, de R$ 765. As bolsas serão pagas ao longo do desenvolvimento do curso de formação continuada e do acompanhamento pedagógico aos professores e suas turmas em, no máximo, doze parcelas mensais, podendo ser pagas por tempo inferior ou sofrer interrupção, desde que justificada.
Pré-requisitos
O coordenador estadual deverá preencher os seguintes requisitos cumulativos:
- Ser necessariamente servidor público do quadro do magistério da rede estadual;
- Não estar em docência e possuir disponibilidade de carga horária (mínimo de 20 horas/ semanais) para desempenhar atribuições de caráter pedagógico, administrativo e logístico; tendo disponibilidade para realizar atividades na Secretaria de Estado da Educação, acompanhar as atividades relativas à formação, em suas diferentes etapas, nas Coordenadorias Regionais de Educação (3ª CRE/Estrela, 5ª CRE/Pelotas e 28ª CRE/Gravataí) nas respectivas escolas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- Ter formação superior em licenciatura ou pedagogia;
- Ter experiência comprovada com docência e/ou experiência com assessoria/coordenação pedagógica/supervisão em educação do campo e/ou quilombola;
- Não receber simultaneamente, bolsa de estudo de outros programas federais;
Os tutores deverão preencher os seguintes requisitos cumulativos:
- Ser necessariamente servidor público do quadro do magistério estadual;
- Não ter carga horária superior a 20 (vinte) horas de docência;
- Possuir disponibilidade de carga horária para desempenhar atribuições de caráter pedagógico, administrativo e logístico relativas à formação, em suas diferentes etapas na abrangência da respectiva CRE, nas escolas e naquelas realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Ter formação superior em licenciatura ou pedagogia;
- Ter experiência comprovada com docência e/ou experiência com assessoria/coordenação pedagógica/supervisão em educação do campo e/ou quilombola;
- Não receber simultaneamente, outra bolsa de estudo de programas federais;
- Pertencer à Jurisdição da CRE.
Cronograma:
- Período de inscrição: 20/01 a 31/01/2014
- Horário de inscrição: 9h às 11h30 e das 14h às 17h
- As inscrições para Coordenador Estadual serão realizadas no seguinte endereço: Sede da Seduc/RS, junto à Coordenação de Gestão da Aprendizagem do Departamento Pedagógico - Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Porto Alegre.
- As inscrições para Tutores Estaduais serão realizadas nos seguintes endereços:
3ª CRE – Estrela: Rua Cel. Mussrich, 773.
5ª CRE - Pelotas: Rua Barão de Butuí, 396.
28ª CRE - Gravataí: Av. Cel. Fonseca, 627.
- Divulgação dos selecionados: 17/02/2014.
A divulgação da classificação será no site da Seduc e afixada em mural público nas CREs.
Período para interposição de recursos: 18 e 21/02/2014.
Homologação do resultado final: 28/02/2014.
Os pedidos de recursos para Coordenador Estadual e para Tutores Estaduais serão encaminhados por Sedex para a Seduc, sendo válidos os postados até 21 de fevereiro.
O processo público seletivo simplificado será realizado sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Gestão da Aprendizagem do Departamento Pedagógico. A seleção pública constará de etapa, com caráter classificatório e eliminatório, constituída por inscrição, análise do currículo e documentação, cujos critérios encontram-se especificados no referido edital (em anexo).
O Escola da Terra é um programa instituído através da Portaria do MEC nº 579, de 2 de julho de 2013, e nos termos da Resolução nº 38, de 8 de outubro de 2013 - MEC/FNDE. O programa pretende promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=1&ID=13282